quinta-feira, 15 de março de 2012

SÃO PAULO – Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, que acontece nesta quinta-feira (15), os consumidores brasileiros serão agraciados com ferramentas que deverão ajudá-los e protegê-los de situações desagradáveis. O Procon-SP, por exemplo, lança um ranking on line que indicará em tempo real o nome das 30 empresas que mais geram reclamações de consumidores. O ranking estará a disposição no próprio site da entidade (www.procon.sp.gov.br) e terá um índice de solução dos casos. “O consumidor poderá verificar diariamente o comportamento do fornecedor em relação a produtos e serviços comercializados, além de saber o quanto ele soluciona o problema quando chega a reclamação", explica o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Góes. Empresas mais reclamadas Para o diretor, a ferramenta também deverá auxiliar as próprias empresas, que terão a chance de medir suas falhas e encontrar mecanismos para reverter o cenário. Nesta data, assim como faz todos os anos, o Procon-SP também divulgará uma lista com o nome das dez empresas mais reclamadas durante 2011. Depois do Procon-SP, é a vez do Ministério da Justiça anunciar sua novidade para os consumidores. Será lançado o primeiro sistema de alertas rápidos de recall da América Latina. Com ele, a comunicação das campanhas será feita de forma eletrônica e o consumidor que se cadastrar vai receber em seu correio eletrônico informações sobre os chamamentos. Falsos fiscais do Inmetro Ainda nesta data, os consumidores terão acesso a um novo vídeo tratando da ação de Falsos Fiscais. O responsável pelo filme será o Inmetro (Instituto Nacional de metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que divulga o vídeo em seu canal no YouTube, dentro da nova série “Consumidor Consciente”. O objetivo da ferramenta é basicamente fazer com que os consumidores tenham conhecimento da ação de criminosos que usam o nome do instituto para entrar em residências e cobrar altos valores pela troca de produtos certificados. Reguladores e mangueiras de gás de cozinha são exemplos de itens usados no golpe. O Inmetro explica que esse tipo de ação compromete a segurança do usuário e a imagem do próprio instituto. O vídeo explica sobre a atuação, alertando que os agentes de fiscalização do Inmetro não atuam em residências. O chefe da ouvidoria do Instituto revela que são muitas denuncias recebidas, de todo o Brasil, de golpes que lesam os consumidores. A orientação é que o consumidor que for abordado por um falso fiscal chame a polícia, através do número de telefone 190 e faça uma denuncia na ouvidoria do Inmetro (0800 285 1818). Por fim, o instituto também lança o hotsite do Programa Brasileiro de Etiquetagem (www.inmetro.gov.br/pbe), onde o consumidor tem acesso a informações a respeito das etiquetas e do Programa. No site, será possível descobrir a redução na tarifa de luz, por ano, ao escolher produtos mais econômicos. Transferindo valores entre países Outro órgão a anunciar novidades para o consumidor nesta data é a ProTeste - Associação de Consumidores. Será lançado um simulador para auxiliar as pessoas a transferir valores entre países, sem gastar muito. A ferramenta, lançada em parceria com a campanha do CI (Consumers International), vai facilitar a comparação de custos entre as opções existentes no mercado de envio de dinheiro. Para acessar a ferramenta, basta acessar o link http://migre.me/8hxrV. De acordo com a ProTeste, o simulador dá a melhor opção para o consumidor levando em conta aspectos como periodicidade dos envios, finalidade, valores, taxa de câmbio e o banco que o remetente e o destinatário possuem conta. A associação avaliou opções de remessa de três valores: US$ 750, US$ 1,5 mil e acima de US$ 2 mil.

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